Por que fazer uma Pesquisa de Mercado antes de lançar um produto?

Por que fazer uma Pesquisa de Mercado antes de lançar um produto?

Uma boa pesquisa de mercado pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do lançamento de um novo produto. A análise dos dados produz informações relevantes que contribuem no processo de tomada de decisão. Desde a receptividade do público-alvo, embalagem, ponto de venda até a concorrência, todos são elementos que devem ser conhecidos pelas empresas antes de disponibilizar um produto no mercado.

Vale destacar que as informações oriundas de uma pesquisa de mercado, por si só, não levam à uma decisão determinante ou decreta o sucesso do produto. No entanto, detectam oportunidades, otimizando os resultados e, também, eventuais problemas que podem ser evitados antes do produto ir para o mercado. Um dos principais objetivos é que a pesquisa indique caminhos para acertar no planejamento e reduza as incertezas antes do lançamento oficial.

Uma pesquisa de mercado é um recurso indispensável para conhecer mais o perfil do seu cliente tanto quantitativo (potencial do mercado, por exemplo), como qualitativo (comportamentos, hábitos e dados demográficos) e também colabora para identificar pontos fortes e fracos, bem como as estratégias adotadas pelos concorrentes diretos, dessa forma, é possível potencializar as informações coletadas.

Além de todos esses benefícios, uma pesquisa de mercado serve para dimensionar o mercado, identificar segmento mais lucrativos, detectar tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, avaliar a satisfação de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver.

Embora seja altamente recomendável a elaboração de uma pesquisa de mercado antes do lançamento de novos produtos, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é não se basear na opinião de pessoas envolvidas com o produto a fim de garantir uma opinião isenta e os dados precisam ser analisados com distanciamento e para que se tornem informações relevantes na tomada de decisão.

O ideal é contar com profissionais especializados na elaboração e análise de dados de pesquisa de mercado.
Vale destacar que uma pesquisa de mercado também pode ser utilizada para aumentar a rentabilidade ou realinhar a estratégia para produtos e serviços que já estão sendo comercializados. Os dados podem apontar se uma empresa precisa alterar o nome ou design do produto, formas de venda ou até se devem considerar a oferta de serviços adicionais.

Uma pesquisa de mercado completa é o primeiro passo para o lançamento de um novo produto ou para conhecer a opinião dos consumidores sobre os atuais produtos, servindo de base para o planejamento de marketing.
Se você precisa fazer uma pesquisa de mercado e não sabe por onde começar, mande um e-mail para nós e descubra como a Neovolution pode te ajudar.

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