As oportunidades passam rápido.
  A NeoVolution está aqui para lhe ajudar a aproveitá-las a tempo.

OPERAÇÕES

Às vezes você sente que seus processos poderiam ser mais rápidos, com menos erros e mais simples?

Quanto tempo e dinheiro se perde com retrabalhos, operações ineficientes, perdas de material, processos redundantes e outros desperdícios?

A operação diária da empresa envolve inúmeros processos em manufatura, logística e administração que são oportunidades para otimização e consequente redução de custos, aumento de velocidade de operação ou melhoria da qualidade de produtos e serviços.

A NeoVolution utiliza a metodologia Lean para analisar e redesenhar seus processos junto com seu time, para que a melhoria contínua passe a fazer parte da cultura da empresa.

OPERAÇÕES

A melhoria da gestão da cadeia de suprimentos, promovendo o alinhamento entre seus planos estratégicos, financeiros e de crescimento de vendas tem aumentado sua importância para as empresas. A necessidade de se buscar a lucratividade e, ao mesmo tempo, manter uma excelência de atendimento aos clientes visando sua fidelização tem se tornado fundamental para a permanência das empresas no contexto atual de mercado.
Para garantir esta gestão, é essencial fazer um uso mais inteligente dos recursos financeiros e ativos evitando desperdícios como produção desnecessária, aquisição de estoques indevidos, uso de mão-de-obra desbalanceada entre outras importantes necessidades.
 
Planejamento de Vendas e Operações (Sales and Operations PlannningS&OP) é um processo empresarial que ajuda as empresas a manterem a sua produção e a sua demanda balanceadas. Isto é feito através do enfoque nos volumes agregados (famílias de produto) de modo que as questões relacionadas ao mix de cada cliente possam ser controlados mais prontamente. O processo ocorre num ciclo mensal de 5 etapas e apresenta medições tanto em unidades como em reais. O S&OP é multidisciplinar, envolvendo a Gerência Geral, Vendas, Operações, Finanças e Desenvolvimento de Produtos. Envolve múltiplos níveis dentro da empresa e interliga os planos estratégicos e o plano de negócios aos seus processos.

  • Para otimizar as operações administrativas temos como metodologia o uso do Lean Office objetivando aumentar a eficiência de sua operação pela eliminação consistente e completa do desperdício.
    Para se alcançar essa eficiência operacional fazemos uma completa radiografia de seus processos, utilizando um modelo interativo onde as pessoas são o centro motivador da estratégia para introduzir o pensamento Lean em conjunto com as melhores práticas de otimização de processos.
    Tornar-se Lean requer mudança de mentalidade. O pensamento enxuto (Lean) é uma forma de fazer cada vez mais com menos: menos esforços, menos equipamentos, menos tempo e menos espaços e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais do ideal de se oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.
    É preciso que ocorra uma mudança organizacional combinada com uma mudança de mentalidade, desde o nível estratégico da organização, desdobrando até o nível operacional.

O processo Lean Manufacturing prevê treinamentos e conscientização da equipe para compreensão dos fundamentos desta cultura, assim como:

Elaboração do Mapa de Fluxo de Valor para identificação das oportunidades de melhoria.

Definição do Plano de Ação em função das oportunidades identificadas no Mapa de Fluxo de Valor.

Seleção das ferramentas Lean Manufacturing a serem utilizadas em função do Plano de Ação definido.

Identificar oportunidades para reforçar a Cultura Lean Manufacturing promovendo sua propagação para toda equipe da Manufatura.

Acompanhamento dos trabalhos de implementação em todos os níveis envolvidos, inclusive a equipe de produção.

Análise crítica dos resultados obtidos para aprimorar o Plano de Ação.

Vivemos num mundo onde os clientes (internos ou externos) estão cada vez mais exigentes. Oferecer um serviço de qualidade e acessível é um diferencial altamente competitivo.

O conceito de Centro de Serviço Compartilhado foi criado nos Estados Unidos nos anos 1970, e começou a ser aplicado no Brasil na década de 1990. Hoje vem crescendo a sua aplicação em muitas empresas.

O objetivo é englobar todas as funcionalidades que atendem a todos os ciclos operacionais, proporcionando um real aumento de qualidade na gestão a um menor custo com mitigação de riscos.

Ao invés de otimizar estes processos individualmente, a implementação de um Centro de Serviço Compartilhado requer uma especialização na prestação de serviços processuais, alinhamento e centralizando as atividades. Desta forma, pode-se alcançar uma escala de operação, excelência em processos, padronização e consequente redução de custos.

Esse novo formato objetiva otimizar a operação para as diversas unidades da empresa, plantas e/ou unidades participantes.

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